Enviar por ; Correo electrónico

Corveta João Roby resgata pescador a longa distância nos Açores

Diario Marítimo ; 21 Agosto 2016  ; 242 visitas

Ratio: 0 / 5

Inicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivado
 

O NRP João Roby, da Marinha Portuguesa, resgatou esta manhã um pescador, de 46 anos e de nacionalidade espanhola, com sintomas de apendicite e que se encontrava a bordo do navio de pesca “Vizconde de Eza”, a navegar a cerca de 596 milhas náuticas (1100 quilómetros) a noroeste do arquipélago dos Açores.

A operação está a ser coordenada desde a tarde do passado dia 18 de agosto pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODUMAR) e a Força Aérea Portuguesa (FAP).   O alerta chegou ao MRCC Delgada pelas 19h45 do dia 18, através do seu congénere de Madrid, que informou que o pesqueiro espanhol, que navegava, ainda na região de busca e salvamento do Canadá, tinha um pescador a bordo doente. Recolhida a informação necessária contactou o CODUMAR do INEM, o qual, após contacto com o navio, identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante.  
 
Considerando a posição onde se encontrava o navio e dada a informação da FAP que o alcance do helicóptero estava limitado a uma autonomia de 450 quilómetros da ilha Terceira, o MRCC Delgada deu instruções ao navio pesqueiro para navegar em direcção à ilha Terceira e enviou a corveta João Roby ao seu encontro, de forma a diminuir, no possível, o tempo necessário à evacuação do doente.   Durante a madrugada de hoje, dia 20 de agosto, a corveta João Roby estabeleceu contacto com o pesqueiro “Vizconde de Eza” e procedeu ao resgate do doente, onde foi entregue aos cuidados do enfermeiro de bordo, dirigindo-se depois à máxima velocidade, rumo ao ponto de encontro com o helicóptero da Força Aérea, EH-101 Merlin.   A extração do pescador pelo meio aéreo, irá decorrer ao final da tarde de hoje, para posteriormente ser transportado para a ilha Terceira e ser entregue aos cuidados dos serviços médicos daquela ilha.

 Buscador Grupo Pladesemapesga con tecnología de Google

En el motor de búsqueda te ayudamos a encontrar exactamente lo que buscas.

 AyTP Acción y Transparencia Publica..
Otros articulos relacionados.....

Indecencia y falta de ética política de  las mareas bajo @XulioFerreiro + y @martinhonoriega +