Marinha realiza operação de recolha de contentores à deriva

Información
Portada 14 Diciembre 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

Durante o fim-de-semana o Centro de Operações Marítimas (COMAR) coordenou uma operação de recolha de dois contentores que constituíam perigo iminente para a segurança da navegação, encontrando-se à deriva ao largo de Viana do Castelo.

Nas operações levadas a cabo para encontrar os contentores, cujos cálculos de deriva foram fornecidos pelo Instituto Hidrográfico, foram empenhados dois meios navais, o Navio Patrulha Oceânico (NPO) Figueira da Foz e o Navio Patrulha Cacine, uma equipa de Mergulhadores da Armada e dois meios marítimos das Capitanias de Caminha e de Viana do Castelo. Participou também na operação de deteção dos contentores uma aeronave de vigilância marítima da Força Aérea (P-3C Orion).

Um dos contentores, por se encontrar vazio, foi recolhido pelo NPO Figueira da Foz, com apoio dos mergulhadores até à entrada do porto de Viana do Castelo, tendo sido transportado posteriormente por um rebocador local para o interior do porto, em coordenação com o Capitão do Porto.

O segundo contentor, que já se encontrava meio afundado, constituía maior perigo para as embarcações de pesca que exerciam a sua atividade nas proximidades. Por precaução foi recolhido e afundado a uma profundidade segura de 650 metros, por forma a não interferir com os vários tipos de artes de pesca que são utilizadas nesta região.{jcomments on}