Marinha tem novo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada

Información
Portada 15 Marzo 2018
social youtube xornalgalicia   feed-image

O Vice-almirante Jorge Novo Palma tomou hoje posse como Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, na cerimónia que se realizou esta manhã, na Casa da Balança e que foi presidida pelo Almirante António Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.

?Na tomada de posse o Vice-almirante Novo Palma reiterou a sua “disponibilidade e prontidão para servir com lealdade a Marinha, onde e como necessário”.
" Faço-o, com a consciência própria dos desafios que se me colocam no exercício do cargo, animado pela confiança e o apoio expresso do meu Comandante, com a determinação de dignificar e confirmar a confiança que é em mim depositada empenhado em honrar a colaboração dos meus pares, fundada nas relações de camaradagem, nas visões de futuro partilhadas ao longo da vida e nas responsabilidades não delegáveis que assumimos nos destinos institucionais, certo da competência e experiência de todos quantos servem no Estado-Maior da Armada", disse.
 
O Vice-almirante Novo Palma garantiu também que dedicará ao exercício do novo cargo “todas as suas capacidades e disponibilidade como é seu dever”, demonstrando o seu ativo empenho no que concerne à “manutenção de relações de cooperação leais e autênticas, pautadas pela edificação da confiança e do rigor”.
 
O Vice-almirante Novo Palma ingressou na Escola Naval em 1978. Ao longo da sua carreira desempenhou diversos cargos no mar e em terra, dos quais se destacam o comando dos navios Zaire, Vega e Corte-Real. Foi ainda comandante da Força Naval Portuguesa de setembro de 2010 a novembro de 2012. Em 2013 assumiu, durante 4 meses,  o Comando da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR).
 
O Estado-Maior da Armada, que agora passa a chefiar, foi também uma unidade onde o Vice-almirante Novo Palma prestou serviço por duas vezes ao longo da sua carreira, de agosto de 2002 a março de 2005, como Adjunto para o Planeamento Logístico e posteriormente como Chefe da Secção de Planeamento Estratégico e de setembro de 2007 a 2009 como Chefe da Divisão de Planeamento no EMA. 

O Vice-almirante Novo Palma desempenhou o cargo de Diretor de Pessoal e, desde outubro de 2016, Superintendente do Pessoal.