Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Atlántico
Categoría: Portugal

Comemorações do Dia Nacional do Mar

Información
Portugal 12 Noviembre 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

No dia 16 de novembro assinala-se o Dia Nacional do Mar, data comemorativa instituída pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e ratificada por Portugal, sendo que a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional associam-se para celebrar esta efeméride, entre os dias 14 e 16 de novembro, através de um conjunto de atividades, destinadas ao público em geral, que visam divulgar e celebrar o Mar.

Inserida no âmbito das comemorações, nos dias 15 e 16 está prevista a abertura ao público, de forma gratuita, do Aquário Vasco da Gama, Fragata D. Fernando II e Glória, Museu de Marinha e Planetário Calouste Gulbenkian.
 
No dia 15 de novembro, pelas 17h00, a Banda da Armada realiza um concerto no Museu de Marinha aberto ao público em geral.
 
O navio-escola Sagres irá abrir a visitas, também no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar, das 14h00 às 19h00 do dia 16 de novembro.
 

O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha e Laboratório do Estado, estará aberto ao público no dia 16 de novembro, das 10h00 às 14h00. O programa consiste na apresentação de um filme institucional e serão realizadas várias visitas guiadas aos polos museológicos deste instituto, com marcação através do email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

De 14 a 16 de novembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 serão, também, realizados Batismos de Mar a bordo de lanchas anfíbias de reabastecimento e carga, em Belém (ver mapa).
 
 

Ainda no âmbito das comemorações, nos dias 15 e 16 de novembro, entre as 10h00 e as 18h00, estarão abertos ao público os seguintes navios, nos locais listados:

?Navio
Local?
?NRP Cassiopeia
Ponto de Apoio Naval de Portimão
NRP Hidra
Ponto de Apoio Naval de Portimão
?NRP Cuanza
?Cais de Pesca do Porto do Funchal (Madeira)
NRP Viana do Castelo Cais das Portas do Mar em Ponta Delgada (Açores)?
?NRP Argos
Sesimbra
NRP Dragão
Olhão
 
 
 
 
A Autoridade Marítima Nacional associa-se também ao Dia Nacional do Mar com a abertura ao público, entre as 14h00 e as 17h00 do dia 16, dos seguintes faróis:

  

Farol??
Local?
Farol da Ferraria (Ilha de S. Miguel)
Açores
Farol do Arnel (Ilha de S. Miguel)?
Farol Ponta do Topo (Ilha de S. Jorge)
Farol Gonçalo Velho (Ilha de St.ª Maria)?
Farol das Contendas (Ilha Terceira)?
Farol Ponta da Barca (Ilha Graciosa)?
Farol Ponta da Ilha (Ilha do Pico)
Farol de Albarnaz (Ilha das Flores)
Farol Ponta do Pargo
Madeira
Farol Montedor
Continente? ?
Farol Leça
Farol Aveiro
Farol Cabo Mondego
Farol Penedo da Saudade
Farol Cabo Carvoeiro
Farol Cabo da Roca
Farol Cabo Sardão
Farol Cabo São Vicente
Farol Alfanzina
Farol Santa Maria
Farol Vila Real de Santo António
{jcomments on}