Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Atlántico
Categoría: Portugal

Encalhe do Veleiro Susie Q na praia da Rocha

Información
Portugal 04 Julio 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Capitania do Porto de Portimão, coordenou durante a madrugada de hoje uma  ação de salvamento de um tripulante, de 38 anos e de nacionalidade sueca, que se encontrava a bordo do veleiro SUSIE Q, que encalhou em frente à praia da Rocha, Portimão.   

             

O alerta foi recebido pelas 07h00 através de um pedido de socorro via rádio, do tripulante que comunicou que se encontrava muito perto da praia e quase a encalhar. Após o alerta foi contactado de imediato a Capitania do Porto de Portimão que mobilizou uma equipa da Polícia Marítima para ir por terra para o local e uma lancha do Instituto de Socorros a Náufragos.

Quando os meios chegaram ao local e após contacto com o tripulante, constatou-se que este se tinha deslocado para a praia por meios próprios, que não se encontrava em perigo e que o veleiro tinha encalhado devido ao tripulante ter adormecido. Como a maré se encontrava na vazante, era impossível retirar o veleiro do local, pelo que se irá manter uma vigia atenta até à preia-mar. Posteriormente irá verificar-se as condições no local para decidir se será necessário recorrer a um rebocador para levar o veleiro para águas profundas ou se este terá condições para sair pelos próprios meios.