Rescatados 15 pescadores portugueses dun pesquiro que naufragou

Información
18 Junio 2017
social youtube xornalgalicia   feed-image

Navio da Marinha auxilia pescadores ao largo das Selvagens

O navio hidrográfico da Marinha Almirante Gago Coutinho, em missão na Região Autónima da Madeira, auxiliou esta madrugada, 16 de junho, a embarcação de pesca portuguesa Maria Leontina , com 15 pescadores a bordo com idades compreendidas entre os 20 e os 69 anos, que se encontrava em risco de afundamento  a 60 milhas náuticas (111 km) a noroeste das ilhas Selvagens.
O navio da Marinha, que se encontrava a cerca de 20 milhas de distância da embarcação de pesca a afundar, foi de imediato divergido para o local, tendo recolhido 10 pescadores e a balsa salva-vidas, ficando os restantes 5 a bordo da embarcação de pesca Mestre Sacadura, que por se encontrar nas imediações também participou na operação de salvamento.
 
O alerta foi comunicado à Marinha pelo centro de coordenação de busca e salvamento marítimo homólogo espanhol, sito em Madrid, uma vez que esta embarcação se encontrava na área de responsabilidade  de Espanha.
 
Espanha empenhou um helicóptero a partir das Canárias que entregou uma bomba de esgoto submersível ao navio sinistrado. Com essa bomba de esgoto a tripulação da embarcação de pesca conseguiu controlar o alagamento e recuperar a navegabilidade.
A operação de salvamento e auxilio foi coordenada pelos Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em estreita articulação com Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid (MRCC Madrid).
 
A embarcação de pesca navega neste momento em segurança acompanhada pelo navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, sendo expectável que atraque durante a madrugada de 17 de junho no porto do Caniçal.
 ?
 
Embarque de elementos do navio sinistrado no NRP Gago Coutinho
 
Reboque da balsa salva vidas da embarcação Maria Leontina

Administrar una empresa en la era digital puede parecer una tarea dificil, pero con las herramientas adecuadas, se convierte en un proceso manejable y hasta gratificante. La tecnología ha avanzado a...

Corría la noche del 14 de abril de 1912 cuando el Titanic sufrió su fatídico accidente. El barco, un buque “insumergible” de 269 metros de eslora y un peso de 46000 toneladas, zarpó con más de dos...

Las ventajas de contar con un buen software ERP son más que conocidas. Eficiencia, mejora en la productividad y ahorro de costes operativos son solo tres de ellas. Hacerlo posible gracias al Kit...

  AltaLingua cumple 17 años ofreciendo servicios lingüísticos integrales a todos los idiomas. AltaLingua trabaja desde 2005 con la visión de convertirse en una agencia de referencia en el...