Información

Rescatados 15 pescadores portugueses dun pesquiro que naufragou

Información
Diario Marítimo ; 18 Junio 2017

Navio da Marinha auxilia pescadores ao largo das Selvagens

O navio hidrográfico da Marinha Almirante Gago Coutinho, em missão na Região Autónima da Madeira, auxiliou esta madrugada, 16 de junho, a embarcação de pesca portuguesa Maria Leontina , com 15 pescadores a bordo com idades compreendidas entre os 20 e os 69 anos, que se encontrava em risco de afundamento  a 60 milhas náuticas (111 km) a noroeste das ilhas Selvagens.
O navio da Marinha, que se encontrava a cerca de 20 milhas de distância da embarcação de pesca a afundar, foi de imediato divergido para o local, tendo recolhido 10 pescadores e a balsa salva-vidas, ficando os restantes 5 a bordo da embarcação de pesca Mestre Sacadura, que por se encontrar nas imediações também participou na operação de salvamento.
 
O alerta foi comunicado à Marinha pelo centro de coordenação de busca e salvamento marítimo homólogo espanhol, sito em Madrid, uma vez que esta embarcação se encontrava na área de responsabilidade  de Espanha.
 
Espanha empenhou um helicóptero a partir das Canárias que entregou uma bomba de esgoto submersível ao navio sinistrado. Com essa bomba de esgoto a tripulação da embarcação de pesca conseguiu controlar o alagamento e recuperar a navegabilidade.
A operação de salvamento e auxilio foi coordenada pelos Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em estreita articulação com Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid (MRCC Madrid).
 
A embarcação de pesca navega neste momento em segurança acompanhada pelo navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, sendo expectável que atraque durante a madrugada de 17 de junho no porto do Caniçal.
 ​
 
Embarque de elementos do navio sinistrado no NRP Gago Coutinho
 
Reboque da balsa salva vidas da embarcação Maria Leontina

Jornada de puertas abiertas del buque llevada a cabo con motivo del Día Marítimo de China 2018

Jornada de puertas abiertas del buque llevada a cabo con motivo del Día Marítimo de China 2018

Un miembro de la tripulación (i) presenta el puente del buque de rescate Dong Hai Jiu 101 a los visitantes durante una actividad de la jornada de puertas abiertas del buque llevada a cabo con motivo del Día Marítimo de China 2018, en Shanghai, en el este de China, el 11 de julio de 2018. El Día Marítimo de China 2018 fue celebrado el miércoles. (Xinhua/Fang Zhe)

La Anchoa de Santoña: un producto tradicional que se reinventa en clave Gourmet

Bodega La Fuente, cadena de restauración especializada que opera en el me...

FNYH y Pequesurf recuperan las dunas de Somo

FNYH y Pequesurf recuperan las dunas de Somo

Los jóvenes participantes de los campamentos de surf, Pequesurf, que se c...