Imprimir

Rescatados 15 pescadores portugueses dun pesquiro que naufragou

Información
18 Junio 2017
social youtube xornalgalicia   feed-image

Navio da Marinha auxilia pescadores ao largo das Selvagens

O navio hidrográfico da Marinha Almirante Gago Coutinho, em missão na Região Autónima da Madeira, auxiliou esta madrugada, 16 de junho, a embarcação de pesca portuguesa Maria Leontina , com 15 pescadores a bordo com idades compreendidas entre os 20 e os 69 anos, que se encontrava em risco de afundamento  a 60 milhas náuticas (111 km) a noroeste das ilhas Selvagens.
O navio da Marinha, que se encontrava a cerca de 20 milhas de distância da embarcação de pesca a afundar, foi de imediato divergido para o local, tendo recolhido 10 pescadores e a balsa salva-vidas, ficando os restantes 5 a bordo da embarcação de pesca Mestre Sacadura, que por se encontrar nas imediações também participou na operação de salvamento.
 
O alerta foi comunicado à Marinha pelo centro de coordenação de busca e salvamento marítimo homólogo espanhol, sito em Madrid, uma vez que esta embarcação se encontrava na área de responsabilidade  de Espanha.
 
Espanha empenhou um helicóptero a partir das Canárias que entregou uma bomba de esgoto submersível ao navio sinistrado. Com essa bomba de esgoto a tripulação da embarcação de pesca conseguiu controlar o alagamento e recuperar a navegabilidade.
A operação de salvamento e auxilio foi coordenada pelos Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em estreita articulação com Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid (MRCC Madrid).
 
A embarcação de pesca navega neste momento em segurança acompanhada pelo navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, sendo expectável que atraque durante a madrugada de 17 de junho no porto do Caniçal.
 ?
 
Embarque de elementos do navio sinistrado no NRP Gago Coutinho
 
Reboque da balsa salva vidas da embarcação Maria Leontina