Imprimir

Marinha investiga mais de 14 mil km2 do fundo do mar nos Açores

Información
25 Julio 2017
social youtube xornalgalicia   feed-image

Durante os últimos doze dias, o navio hidrográfico da Marinha D. Carlos I recolheu informação do fundo do mar nos Açores numa área de 14 mil km2, o equivalente a mais de 3.400 campos de futebol, a profundidades médias de 3.000 metros.

Este trabalho insere-se na missão atual que a Marinha desempenha nos Açores para mapeamento do fundo do mar na região, com recurso a um sistema moderno de sondador multifeixe de grandes fundos, para a aquisição de dados de profundidade.
 
Os levantamentos hidrográficos oceânicos efetuados durante este período especifico foram circunscritos a áreas ao largo dos grupos Oriental e Central dos Açores.
Simultaneamente, uma equipa de militares da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico realizou levantamentos multifeixe e topográfico do porto da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.
 
Todos os dados recolhidos, depois de processados a bordo e sujeitos a um processo de controlo de qualidade e validação pela Marinha, através do Instituto Hidrográfico, permitirão verificar a evolução do fundo do mar e atualizar as cartas de navegação, documentos essenciais para a segurança da navegação.
 
Nos próximos dias o navio da Marinha receberá a bordo uma equipa de alunos e investigadores da Universidade dos Açores para realizar trabalhos de apoio à comunidade científica numa área a sudoeste da Ilha de S. Miguel, entre a ponta da Ferraria e os Mosteiros, no período entre 24 de julho e 3 de agosto.