Marinha apoia operação da Polícia Marítima na Grécia

Información
Portugal 24 Septiembre 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

areadeopoeracionsenGreciaA Marinha apoia a preparação e a sustentação logística, bem como a atividade operacional de um Destacamento da Polícia Marítima, na Grécia, com contributos do Comando Naval, da Superintendência do Pessoal, do Instituto Hidrográfico, da Superintendência das Tecnologias da Informação e da Superintendência das Finanças.                                           

?Correspondendo a um pedido da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da EU – FRONTEX – A Polícia Marítima (PM), vai integrar, de 1OUT a 31DEZ15, a Operação Conjunta POSEIDON SEA 2015, no mar Egeu, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas Gregas e no combate ao crime transfronteiriço.
Nesta operação, em que a PM é empenhada pela 4ª vez (01-30ABR14; 01NOV-31DEZ14; 01JAN-28FEV15) participam, para além da Grécia, mais 17 estados membros da UE, 2 países terceiros (Albânia e Ucrânia) como observadores e diversas organizações europeias (EUROPOL - European Police Office; EFCA - European Fisheries Control Agency; EASO - European Asylum Support Office; EMSA - European Maritime Safety Agency; CeCLAD-M - Centre opérationnel international d'enquêtes et de coordination de lutte anti-drogue dénommé en Méditerranée).

O objetivo desta missão é contribuir para o esforço de patrulhamento da fronteira marítima externa da União Europeia, em Lesvos, junto à costa da Turquia, em cooperação com a Guarda-Costeira Grega.
A equipa é constituída por: • 1 Agente da Polícia Marítima como oficial de ligação no International Coordination Center (ICC) no Pireu; • 1 Subchefe e 5 Agentes da Polícia Marítima como guarnição da embarcação; • 1 Sargento-Chefe Maquinista Naval para apoio técnico e manutenção do 1º escalão da embarcação.
A área de operações será próxima da ilha de Lesvos, num sector de 20X20 milhas náuticas, onde a PM fará patrulhas diárias de 6 horas durante a noite.
O meio operacional será a embarcação semirrígida cabinada “Tejo”, com 10,8 metros de comprimento, 3,8 metros de boca, dois motores diesel interiores, com autonomia de 300 milhas náuticas e uma velocidade máxima de 32 nós.
A embarcação está apetrechada com meios eletrónicos de navegação e diversa instrumentação apropriada ao cumprimento das tarefas de controlo da fronteira, de combate à emigração irregular e, sempre que necessário, de busca e salvamento.{jcomments on}