Enviar por ; Correo electrónico

Evacuação de um tripulante da embarcação de pesca GENOVA

Diario Marítimo ; 17 Junio 2015  ; 905 votos

Ratio: 0 / 5

Inicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivado
 
O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (INEM – CODUMAR), coordenou hoje a evacuação médica de um tripulante, de 56 anos e de nacionalidade angolana, da embarcação de pesca “GENOVA”, que navegava a 43 milhas a Norte de Porto Moniz. O tripulante apresentava um quadro clinico de dor torácica, sem irradiação, associado a dispneia.  
O alerta foi recebido no Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo (MRSC Funchal) cerca das 11h20, através de uma chamada telefónica do mestre da embarcação reportando que um dos tripulantes necessitava de ser evacuado. Após validação médica do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (INEM – CODUMAR), foram desencadeadas as ações necessárias com vista à evacuação médica do paciente.
O tripulante foi resgatado pelo helicóptero EH-101 da FAP, do destacamento Aéreo da Madeira, e transportado para o aeroporto da Madeira, onde era aguardado por uma ambulância da EMIR, que o encaminhou para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, em situação estável.
Evacuação médica de um tripulante do navio mercante ESVAGT CHASTINE
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou durante a manhã de hoje uma operação de evacuação médica de um tripulante, de 39 anos e de nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio mercante ESVAGT CHASTINE, a navegar a 60 milhas a sudoeste de Lisboa.
O pedido de socorro chegou ao MRCC Lisboa através do seu congénere Dinamarquês (JRCC Denmark), solicitando a evacuação de um tripulante com um prognóstico de apendicite aguda.
Após avaliação do CODU-Mar, foi decidido que a evacuação teria que ser urgente pelo que o MRCC Lisboa empenhou um helicóptero EH-101 da FAP. O tripulante foi evacuado para o Aeroporto de Figo Maduro, onde aguardava uma ambulância do INEM, que o transportou para o Hospital de Santa Maria, em situação estável.
Evacuação de um tripulante da embarcação de pesca costeira “Rei Cristo”
O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto do Funchal, coordenou durante a tarde de hoje a evacuação de um tripulante da embarcação de pesca costeira “Rei Cristo”, que se encontrava a navegar a cerca de 15 milhas a sul da ilha do Porto Santo. O tripulante, com antecedentes de asma, apresentava um quadro clinico de prurido nos braços, região abdominal e pescoço após contacto com óleo de motor, sem aparente sintomatologia acompanhante.
O alerta foi dado pelo mestre da embarcação, cerca das 12h50. De imediato foram desencadeados os procedimentos visando a necessidade de evacuação médica junto do INEM-CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar), tendo sido decidido que em face do quadro clínico a evacuação médica poderia ser efetuada por via marítima.
Atendendo à localização geográfica da embarcação foi empenhada uma embarcação salva-vidas operada pelo SANAS Madeira, a qual se dirigiu para a posição da embarcação de pesca, tendo o resgate sido efetuado pelas 15h15. Às 17h10 foi efetuado o desembarque no Porto de Recreio de Machico onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico, ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil.
O tripulante de 22 anos é natural da ilha da Madeira (Caniçal) e encontrava-se consciente mas em estado de choque.
 Buscador Grupo Pladesemapesga con tecnología de Google

En el motor de búsqueda te ayudamos a encontrar exactamente lo que buscas.

 AyTP Acción y Transparencia Publica..
Otros articulos relacionados.....

Indecencia y falta de ética política de  las mareas bajo @XulioFerreiro + y @martinhonoriega +