Resgate de passageira e de tripulante do navio cruzeiro HARMONY OF THE SEAS

Información
29 Octubre 2016
social youtube xornalgalicia   feed-image

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com o Capitão do Porto do Funchal, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM) e o INEM-CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar), coordenou esta noite a evacuação de uma passageira e de um tripulante, de 63 e 47 anos respetivamente, do navio de cruzeiro HARMONY OF THE SEAS, que se encontrava a navegar a cerca de 129 milhas a leste da ilha da Madeira.

O alerta foi recebido no Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) pelas 18h35, tendo sido de imediato desencadeados os procedimentos visando a necessidade de evacuação médica junto do INEM-CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar) que, face ao quadro clínico apresentado, decidiu que a evacuação médica seria efetuada por via marítima. Ambos os pacientes apresentavam um histórico clínico de problemas cardíacos.

Devido à adversidade das condições meteorológicas existiu necessidade de aconselhar a aproximação do navio até cerca de uma milha do porto do Funchal, de forma a garantir as condições de segurança para a evacuação. Para proceder à evacuação médica, foi acionada a embarcação da Capitania do Porto do Funchal, AMN-33-SG “Praia Dourada”, com a equipa de resgate e uma equipa médica da EMIR a bordo, tendo a evacuação sido efetuada com sucesso pelas 02h50, e os pacientes entregues aos cuidados das equipas da Cruz Vermelha ativadas pelo SRPC IP-RAM, tendo sido posteriormente transportados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O navio de cruzeiro HARMONY OF THE SEAS é o maior navio de cruzeiro do mundo com 362 metros de comprimento e encontrava-se em trânsito entre a Europa e os Estados Unidos da América.