Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Islas
Categoría: Azores
Visto: 2257
Información

Cooperação Interagências no mar dos Açores

Información
Diario Marítimo ; 26 Junio 2016 ; 2257 votos
Inicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivado
 

A Marinha participou, no período de 17 a 19 de junho, numa operação planeada e conjunta de fiscalização de embarcações de pesca, de bandeira comunitária, que se encontravam a exercer a sua atividade no interior da Zona Económica Exclusiva portuguesa, operação esta que decorreu entre as 150 e as 200 milhas náuticas a nordeste da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.

Nesta operação estiveram envolvidas a Marinha, através do empenhamento do NRP Figueira da Foz, a Força Aérea Portuguesa (FAP), através do empenhamento de uma aeronave C-295, a Inspeção Regional das Pescas dos Açores, com os seus recursos humanos na realização da análise de risco, e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Centro de Controlo (FMC – Portugal).

 
A grande concentração de embarcações de pesca na área onde se desenrolou a operação deveu-se à movimentação de grandes cardumes de atuns, que por esta altura do ano se alimentam ao largo das ilhas dos Açores. Foram identificadas um total de 65 embarcações de pesca, que se encontravam acompanhadas por um navio hospital, o Juan de la Rosa, pertencente ao Instituto Social de la Marina de Espanha. Este navio hospital irá acompanhar a frota pesqueira durante a sua atividade.
 
Foram fiscalizadas 14 embarcações, não tendo sido identificadas infrações na área da atividade da pesca.
 
Este tipo de operações são fundamentais para o garante da sustentabilidade dos recursos existentes na Zona Económica Exclusiva sob jurisdição nacional, bem como, na manutenção das condições de segurança e de trabalho das embarcações que operam longe de costa.