Imprimir
Categoría: Actualidad

Mergulhadores portugueses detetam e eliminam mina russa e torpedo alemão no Mar Báltico

Información
Actualidad 23 Mayo 2018
social youtube xornalgalicia   feed-image

A equipa de mergulhadores sapadores da Marinha Portuguesa, integrada na Força da NATO para a inativação de engenhos explosivos (Standing NATO Mine Countermeasures Group 1) detetou, identificou e destruiu, durante o final da semana passada, uma mina de fundear russa e um torpedo alemão da 2ª Guerra Mundial, no Mar Báltico.

 

??Ambos os engenhos estavam a uma profundidade de cerca de 30 metros e continham, no caso da mina russa 430 kg de carga explosiva e, no torpedo alemão, 500 kg de carga explosiva.

Neste período, a equipa portuguesa detetou ainda outra mina russa com 115 kg de carga explosiva, a qual foi destruída através de carga colocada pelo “drone pinguin” do navio caça minas Alemão “FGS BAD BEVENSEN”, no qual está embarcada.

Esta equipa de mergulhadores encontra-se, neste momento, a participar no exercício OPEN SPIRIT, no qual já realizaram 25 mergulhos, a profundidades entre os 30 e os 39 metros, com temperaturas a rondar os -1 e 2ºC.

Esta missão contribui para a segurança da navegação e, por inerência, tem impacto direto na proteção da vida humana daqueles que diariamente navegam nestas águas.?