Información
Enviar por ; Correo electrónico

Esta segunda-feira, 30 de outubro, o Navio-escola Sagres faz 80 anos que foi lançado à água.

Información
Diario Marítimo ; 31 Octubre 2017 ; 1463 visitas
Inicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivadoInicio desactivado
 

O NRP Sagres foi construído em 1937 nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), ao serviço da Marinha alemã o navio recebeu o nome de Albert Leo Schlageter. No final da II Guerra Mundial, o Albert Leo Schlageter foi entregue aos Estados Unidos e ao fim de três anos foi cedido à Marinha do Brasil onde passou a ostentar o nome de Guanabara.


A 30 de janeiro de 1962, há 55 anos, o Navio-escola Sagres foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha Portuguesa. Nestes 55 anos ao serviço de Portugal, o navio já percorreu mais de 600 mil milhas e realizou mais de 100 mil horas de navegação, visitou 61 países e atracou em 171 portos estrangeiros.
A principal missão do Navio-escola Sagres é possibilitar o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, os futuros oficiais da Marinha, através das viagens de instrução a bordo do navio.
O NRP Sagres tem também como missão a representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.
O navio ostenta várias condecorações, a mais recente insígnia é a de membro honorário da Ordem Militar de Avis, imposta esta semana pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, que se referiu na ocasião ao navio como "expressão da alma portuguesa".