Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Atlántico
Categoría: Portugal

Marinha e AMN juntas nas Selvagens

Información
Portugal 13 Agosto 2016
social youtube xornalgalicia   feed-image

Ficou hoje, 12 de agosto, concluída a 1ª fase da edificação e ativação da Estrutura da Autoridade Marítima nas ilhas Selvagens, que teve início no passado dia 14 de julho, e à qual a Marinha prestou um significativo e determinante apoio logístico e médico-sanitário, garantido pela presença do NRP Cacine, do NRP Andrómeda e por um médico e um enfermeiro.                     

A atividade, desenvolvida por uma equipa de 20 militares e militarizados da Autoridade Marítima Nacional (Direção Geral da Autoridade Marítima Nacional e Comando Geral da Polícia Marítima) e da Marinha, teve como objetivo criar as condições iniciais para que a Polícia Marítima, com a presença de dois elementos, possa a partir de 22 de agosto ter uma presença permanente nas Ilhas Selvagens (Comando Local da Polícia Marítima do Funchal nas ilhas Selvagens (PCLPMFS)).

 
Desta forma passará a ser possível garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização, segurança da navegação e ainda apoiar a relevante ação desenvolvida na proteção e preservação do meio marinho e das pessoas e bens.
 
As principias atividades efetuadas foram as seguintes: 1. Instalação do radar do Sistema Costa Segura e respetivo sistema de alimentação; 2. Instalação de novas capacidades para amarração dos meios náuticos; 3. Para além da beneficiação geral do interior da Estação de Apoio da Reserva Natural das Ilhas Selvagens foram ainda instalados: 
     • novos painéis solares e novas baterias;      • um gerador;      • um dessalinizador que irá permitir passar a dispor de água potável.
 
Para além do determinante esforço e espírito de missão de todos os elementos da Marinha e AMN, foi ainda significativo para o êxito desta missão o apoio prestado por todas as entidades envolvidas, nomeadamente a dos Vigilantes da Natureza do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza (IFCN) e o apoio logístico da Força Aérea Portuguesa com o empenhamento do EH-101.