Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Atlántico
Categoría: Portugal

A Marinha Portuguesa em colaboração com o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAMQ) devolveu esta semana ao oceano duas tartarugas-comuns (Caretta caretta) e dois gansos-patola (Morus bassanus).

Información
Portugal 17 Noviembre 2016
social youtube xornalgalicia   feed-image

?Esta operação decorreu a bordo da Lancha de Fiscalização Rápida Centauro, que se encontra em comissão na Zona Marítima do Sul, que se deslocou cerca de 15 milhas para sul da costa algarvia, procurando as melhores condições para consumar a devolução das tartarugas e dos gansos-patola ao seu habitat natural.

As duas tartarugas foram entregues pela Polícia Marítima à CRAMQ apresentando diversos ferimentos nas barbatanas e carapaça. Após um período de aproximadamente 200 dias foi possível reverter os ferimentos que as afetavam. Ao abrigo da “Iniciativa para a redução de Mortalidade de Tartarugas Marinhas”, um projeto apoiado pelo Oceanário de Lisboa, foi possível colocar emissores de satélite nas carapaças das tartarugas, o que irá permitir avaliar o sucesso da reabilitação, bem como os seus percursos e o uso de espaços quer em águas nacionais quer internacionais.

No caso dos gansos-patola, um dos animais ingressou no CRAMQ devido ao emaranhamento em lixo, encontrando-se num estado bastante debilitado tendo a sua recuperação demorado 45 dias. O segundo ganso-patola apresentava lacerações profundas consistentes com danos provocados por anzóis, sendo que a sua recuperação foi de 74 dias. A Marinha e o NRP Centauro, à semelhança de iniciativas anteriores, colaboraram, desta forma, em mais uma ação de proteção do vasto e complexo ecossistema marinho existente nas águas sob jurisdição nacional.