Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Atlántico
Categoría: Portugal

NRP Viana do Castelo no controlo da imigração irregular no sul de Espanha

Información
Portugal 29 Julio 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

O NRP VIANA DO CASTELO  larga hoje dia 29 de julho de 2015, rumo ao mar Mediterrâneo,  para participar na missão INDALO 2015, no âmbito da agência FRONTEX (1) da União Europeia, de controlo dos fluxos migratórios provenientes do norte de África.

A operação INDALO 2015, conduzida no Mediterrâneo ocidental, em águas espanholas e nas fronteiras marítimas com a Argélia e Marrocos, tem como finalidade detetar, localizar, identificar e impedir a atividade ilegal de embarcações envolvidas nesta atividade associada aos fluxos migratórios irregulares, e prestar socorro sempre que necessário.

Esta missão, enquadrada no esforço europeu de controlo das suas fronteiras externas, será coordenada pelas autoridades espanholas e conta com a participação de diversos meios de várias entidades de países da UE.

A participação do navio da Marinha portuguesa nesta operação, decorrerá até ao dia 31 de agosto.

O NRP Viana do Castelo conta com 67 militares embarcados, dois inspetores do SEF (2) e um oficial de ligação espanhol.

O navio, comandado pelo capitão-tenente Jorge Miguel Morais Chumbo, assegurará mais de 500 horas de patrulha e prevê-se que percorra cerca de 4000 milhas marítimas na área de operações.

(1) FRONTEX (Frontier Exterior) - Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia.

(2) SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Fonte: EMGFA