Cadetes da Escola Naval seguem a bordo do NRP Zarco e NRP Polar, dois veleiros da Marinha, com o objetivo de realizar o tradicional Cruzeiro de Instrução de Verão, que vai decorrer até ao dia 18 de setembro.
?Após terem partido de Portimão, encontram-se agora na Marina de Cascais, de onde partem no dia 27 de agosto para participar na regata Discoveries Race 2017 navegando cerca de 700 milhas náuticas entre Cascais e Las Palmas (ESP), com chegada prevista a 3 de setembro de 2017.
O NRP Zarco foi desenhado pelo arquiteto naval e designer holandês Peter Sijm e construído em 1983 na Holanda.
O veleiro teve vários proprietários e foi diversas vezes rebatizado, tendo sido registado em Espanha com o nome "Blaus VII", em 2002.
Em 2007, no âmbito da “operação Agrafo” de combate ao narcotráfico (em cooperação com a Policia Judiciária), o “Blaus VII” foi abordado a 100 milhas do Arquipélago da Madeira por uma equipa do Destacamento de Ações Especiais do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa. A bordo do veleiro foram encontrados 1500 Kg de cocaína. Nesse ano, em julho, após o estabelecimento de um protocolo de cooperação com a Policia Judiciaria, a Marinha Portuguesa ficou com a responsabilidade de assegurar a guarda e manutenção da embarcação, bem como a sua regular utilização, tendo sido transferido para a Escola Naval, para utilização provisória e manutenção como veleiro de instrução de cadetes da Escola Naval.
O Navio-Escola Polar (ex Anne Linde) foi construído em 1977 nos estaleiros Phoenix B. V., Westerbroeck, em Roterdão, teve o seu primeiro registo em Viersen (RFA) e foi usado em cruzeiros charter até 1982. É uma réplica do famoso iate América que atravessou o Atlântico para vencer a 100 Guinea Cup, em 1851, dando o seu nome ao troféu mais cobiçado do mundo.
Em 1983 foi adquirido pela «Windjammer fur Hamburg» para ser entregue à Marinha como contrapartida pela cedência da "Sagres I". O Polar foi incorporado na Marinha Portuguesa em 21 de outubro de 1983.
Ultima hora en esta sección
Noticia Anterior
Otras noticias publicadas más recientes
También le pueden interesar
- La Cofradía de Pescadores de la Caleta de Vélez Málaga navega en un laberinto de presuntas irregularidades con los dineros de los asociados a pesar de dedicar fondos a asesores externos y privados.
- Fuerzas Armadas Revolucionarias (FAR) de Cuba colaboraron en la extinción de un incendio desatado la semana pasada en el perímetro de la base naval de Estados Unidos en Guantánamo, en el sureste de la isla, informaron hoy medios locales.
Las noticias más populares
De redacción
- AnimaNaturalis destapa la crueldad en las piscifactorías españolas
- ¿Éxito empresarial o explotación laboral? GrupoMar presume récords de pesca mientras sus trabajadores en huelga exigen justicia
- Las buenas palabras deben traducirse en hechos
- La Conferencia de las Naciones Unidas sobre los Océanos ha dejado varios anuncios por parte de España
- Los percebes de Cedeira, los mejores del mundo