Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Especiales
Categoría: Gente

Homenagem ao Dr. António de Almeida Faleceu no passado dia 15 de Agosto o Dr. António de Almeida.

Información
Gente 29 Agosto 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image
Presidente do Conselho de Administração da Fundação EDP assumiu grande relevo público exercendo funções de Secretário de Estado do Tesouro, bem como tendo desempenhado uma serie de cargos de administração, consultadoria e ainda o exercício de docência académica. Destacam-se entre outros o de administrador não executivo da Têxteis de Moçambique, do Commercial Bank of Malawi e dos Caminhos-de-ferro de Moçambique, o de governador e presidente do Banco de Angola, presidente da União de Bancos Portugueses, consultor do Banco de Portugal; consultor da Associação Industrial Portuense e o de presidente do Conselho de Administração da EDP.
 
Incorporado em Outubro de 1960 na Reserva Naval, frequentou 3º CEORN (Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval) na classe de Administração Naval, uma vez que frequentava o curso de Economia na Universidade do Porto. Foi promovido a Aspirante no dia 01 de Maio de 1961 e colocado inicialmente na Inspeção Naval e posteriormente na Flotilha de Patrulhas. Embarcou em comissão na fragata Pero Escobar e mobilizado por mais um ano na Escola Naval.
 
Tal como referia frequentemente, e deixou escrito nas suas memórias, a Marinha de Guerra tinha sido uma grande escola. A disciplina, respeito e camaradagem foram valores em si incutidos que cultivou durante a sua vida e citava a vida a bordo, como um exemplo, onde no desconforto de viver no mar a sobrevivência de todos dependia do profissionalismo e da responsabilidade dos que estavam de quarto.
Afirmava com orgulho que também era oficial de Marinha e dos que navegou.
 
Esta ligação umbilical promoveu uma serie de interações com a Academia de Marinha, Escola Naval e Instituto Hidrográfico onde a sua vontade de ajudar contribuiu decisivamente para o sucesso de uma serie de iniciativas, em que o mecenato assume uma vital importância.
A Marinha agradece e honrará para sempre a sua memória.
 
O seu falecimento constitui-se como um vazio e grande perda, tal como para a sua própria Família e Amigos. {jcomments on}
drantonioAlmeida3