Buscas por embarcação de recreio – costa sul da ilha da Madeira

Información
Islas 08 Agosto 2016
social youtube xornalgalicia   feed-image

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com o Capitão do Porto do Funchal, coordenou durante madrugada e manhã de hoje uma operação de busca da embarcação de recreio “SUSAN”, com um tripulante a bordo, a 8 milhas náuticas a sul do Garajau.

O alerta foi recebido cerca das 03h26, com a informação de que a embarcação estaria sem propulsão e à deriva. O tripulante tinha   como única fonte de comunicação o telemóvel, que entretanto ficou sem rede devido ao afastamento a terra, o que dificultou as operações de socorro.

 
De imediato foram empenhados nas buscas, na Costa Sul da Ilha da Madeira, entre o Funchal e as Desertas, o NRP Cacine, uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal (SR-40), e uma embarcação do Sanas Madeira. Face à extensa área de busca, foi ainda empenhado o helicóptero EH-101 do Destacamento Aéreo da Madeira.
 
A embarcação foi localizada às 10h20 pelo helicóptero EH-101, a cerca de 22 milhas náuticas a sul da Ponta de São Lourenço, tendo de imediato efetuado o resgate do tripulante, transportando-o para o Aeroporto da Madeira, onde aterrou pelas 10h40. No local encontrava-se uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz, ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, que efetuou o transporte do tripulante, por precaução, para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.
 
A embarcação de recreio está a ser rebocada pelo salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal, por se considerar haver perigo para a navegação, para o porto do Funchal.