Marinha investiga mais de 14 mil km2 do fundo do mar nos Açores

Información
25 Julio 2017
social youtube xornalgalicia   feed-image

Durante os últimos doze dias, o navio hidrográfico da Marinha D. Carlos I recolheu informação do fundo do mar nos Açores numa área de 14 mil km2, o equivalente a mais de 3.400 campos de futebol, a profundidades médias de 3.000 metros.

Este trabalho insere-se na missão atual que a Marinha desempenha nos Açores para mapeamento do fundo do mar na região, com recurso a um sistema moderno de sondador multifeixe de grandes fundos, para a aquisição de dados de profundidade.
 
Os levantamentos hidrográficos oceânicos efetuados durante este período especifico foram circunscritos a áreas ao largo dos grupos Oriental e Central dos Açores.
Simultaneamente, uma equipa de militares da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico realizou levantamentos multifeixe e topográfico do porto da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.
 
Todos os dados recolhidos, depois de processados a bordo e sujeitos a um processo de controlo de qualidade e validação pela Marinha, através do Instituto Hidrográfico, permitirão verificar a evolução do fundo do mar e atualizar as cartas de navegação, documentos essenciais para a segurança da navegação.
 
Nos próximos dias o navio da Marinha receberá a bordo uma equipa de alunos e investigadores da Universidade dos Açores para realizar trabalhos de apoio à comunidade científica numa área a sudoeste da Ilha de S. Miguel, entre a ponta da Ferraria e os Mosteiros, no período entre 24 de julho e 3 de agosto.
 

Administrar una empresa en la era digital puede parecer una tarea dificil, pero con las herramientas adecuadas, se convierte en un proceso manejable y hasta gratificante. La tecnología ha avanzado a...

Corría la noche del 14 de abril de 1912 cuando el Titanic sufrió su fatídico accidente. El barco, un buque “insumergible” de 269 metros de eslora y un peso de 46000 toneladas, zarpó con más de dos...

Las ventajas de contar con un buen software ERP son más que conocidas. Eficiencia, mejora en la productividad y ahorro de costes operativos son solo tres de ellas. Hacerlo posible gracias al Kit...

  AltaLingua cumple 17 años ofreciendo servicios lingüísticos integrales a todos los idiomas. AltaLingua trabaja desde 2005 con la visión de convertirse en una agencia de referencia en el...