??Deste total, 166 dias corresponderam a missões de navios estrangeiros pertencentes a diversos países da União Europeia e 139 do navio hidro-oceanográfico da Marinha “D. Carlos I”.
Estas missões de vigilância e patrulha, asseguradas pela Marinha nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional na Região Autónoma dos Açores, foram realizadas em coordenação com a Autoridade Marítima e com a Força Aérea.
O acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas pelos navios de investigação científica estrangeiros, que operaram na subárea dos Açores da ZEE Portuguesa e no parque marinho dos Açores, área marinha protegida do campo hidrotermal Rainbow, tiveram como objetivo verificar a conformidade geográfica das atividades autorizadas pelo Estado português com as que foram sendo desenvolvidas, bem como a conformidade dos períodos de autorização para operarem e, consequentemente, garantir a segurança da navegação nacional e estrangeira nos espaços de responsabilidade nacional.
Importa registar, no âmbito da investigação do mar, que a missão científica de maior dimensão temporal e geográfica nos Açores foi nacional, respeitante ao mapeamento do mar nos Açores, correspondendo à missão levada a cabo pelo navio hidro-oceanográfico da Marinha, o NRP D. Carlos I.
Os resultados do trabalho deste navio foram apresentados à comunidade científica na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, em 20 de outubro de 2017, trabalhos esses que deverão continuar em 2018 com outro navio hidro-oceanográfico da Marinha, no período do verão.
Em termos gerais, pode concluir-se que os navios de investigação científica estrangeiros, que operaram no ano de 2017 na subárea dos Açores da ZEE Portuguesa e no parque marinho dos Açores, respeitaram os períodos das campanhas, bem como as áreas de operação para as quais tinham obtido autorização, não se registando qualquer irregularidade neste âmbito, em termos de duração das missões previstas e das áreas de operação solicitadas pelos Estados de bandeira dos navios estrangeiros.
Ultima hora en esta sección
Otras noticias publicadas más recientes
También le pueden interesar
Las noticias más populares
De redacción
- AnimaNaturalis destapa la crueldad en las piscifactorías españolas
- ¿Éxito empresarial o explotación laboral? GrupoMar presume récords de pesca mientras sus trabajadores en huelga exigen justicia
- Las buenas palabras deben traducirse en hechos
- La Conferencia de las Naciones Unidas sobre los Océanos ha dejado varios anuncios por parte de España
- Los percebes de Cedeira, los mejores del mundo