Estela Parreira foi a primeira militar portuguesa professora de língua inglesa convidada pela NATO a colaborar na criação de um curso de formação de formadores para fins militares, inexistente até 2014.

Información
Portugal 01 Septiembre 2017
social youtube xornalgalicia   feed-image

Hoje, para além da sua participação no desenvolvimento do curso e dos materiais didáticos, a oficial da Marinha, que continua a ser a única professora lusa, é também formadora regular do “Faculty Development Workshop”, curso certificado pelo Allied Command for Transformation da NATO. Os alunos, de diversas nacionalidades (Áustria, França, Mongólia, Portugal, Tunísia, Ucrânia, entre outros), são professores e formadores de Língua Inglesa nas respetivas escolas e centros de formação militares. A próxima edição deste curso no Partner Language Training Center do George Marshall Center será de 19 a 29 de setembro, na Alemanha.

 

 Paralelamente a esta colaboração com a NATO, a Comandante Estela Parreira tem igualmente sido formadora do “NATO Staff Officers’ Military Terminology Course” (SOMTC) na “National University of Public Service – Faculty of Military Science and Officer Training” - Budapest, Hungria. Este curso destina-se a militares que irão desempenhar funções em missões internacionais da Aliança Atlântica, abrangendo não só terminologia militar em inglês, mas também, a preparação dos alunos para reuniões, debates, e desenvolvimento e apresentação de Briefings padrão da NATO.
 
A comandante Estela Parreira entrou na Marinha em 1993 e presta serviço atualmente na Direção de Formação da Marinha Portuguesa.